Florência Patricio

Do Casamento Prematuro a Graduada no Siyakha

"Eu sou uma rapariga empoderada. Chamo-me Florencia José Gabriel, filha de José Gabriel e Anita Bela Jova, com 23 anos de idade, nascida em 1 de Julho de 1999, na cidade de Caia. Sou divorciada e mãe de dois filhos.

Quando tinha 14 anos, era uma jovem com sonhos e uma paixão por estudar. No entanto, a falta de condições financeiras me impediu de concluir meus estudos. Para enfrentar minhas necessidades financeiras, acabei me casando com um homem mais velho e financeiramente estável. Me casei com a esperança de um dia retomar meus estudos.

Durante meu casamento, vivi uma história de abuso, que incluiu humilhações, insultos, agressões físicas e sexuais. Infelizmente, não sabia como denunciar esses abusos e, devido aos valores que me foram transmitidos por meus pais, achei difícil romper com esse relacionamento. Com o tempo, tive dois filhos e finalmente encontrei a coragem para me divorciar, principalmente por não poder estudar enquanto estivesse casada.
florencia
Prancheta 2
Certo dia, conheci Maria Bacar, uma mentora, que me contou sobre o projeto Mwanansana e como ele estava transformando a vida de muitas jovens. Ela compartilhou a história inspiradora de Rosita, com quem me identifiquei profundamente. Maria me convidou para participar do programa DREAMS, convite que aceitei prontamente.
Durante as sessões do programa DREAMS, adquiri conhecimentos valiosos, incluindo informações sobre violência de gênero (VBG), HIV, planejamento familiar e os procedimentos de denúncia de VBG, como o SAAJ, entre outros.
Graças ao programa DREAMS, fui matriculada na Escola Secundária Matias Kapesse e recebi apoio para os meus estudos, incluindo uniformes, material escolar e outros recursos, cortesia do projeto Mwanansana. Hoje, me orgulho de ter meu certificado de conclusão do ensino secundário.
Dentro do programa DREAMS, também me tornei membro da Associação de Jovens de Poupança e Empréstimos (AJPE). Inspirada por Madalena, a facilitadora da AJPE, vi uma oportunidade de melhorar a minha vida e a de meus filhos. No grupo, obtive um empréstimo para comprar sementes de couve, tomate e cebola, que plantei em minha machamba e depois vendi para continuar economizando de maneira consistente. Ao final do ciclo de poupança, fui uma das meninas que mais economizaram, o que me permitiu expandir meu negócio e atender às necessidades dos meus filhos.
Durante um rastreio, fui identificada como qualificada para fazer parte do Modelo SIYAKHA, o que me proporcionou a oportunidade de frequentar um curso vocacional de Agricultura no Instituto Médio Agrário de Murraça. No curso, adquiri diversas habilidades, incluindo o processamento e a criação de aves, além de aprender sobre diferentes tipos de culturas.
Após a conclusão do curso, fui contratada como mentora DREAMS para o grupo de Empoderamento na SOPROC, na Vila Sede. Atualmente, sinto-me uma jovem DREAMS determinada, resiliente, empoderada e livre do HIV/SIDA. Além disso, sou mentora e me sinto segura, pois todas as minhas necessidades são atendidas.
Agradeço profundamente ao projeto Mwanansana pelo programa DREAMS, que foi a luz no fim do túnel para mim. Espero que este programa continue a impactar a vida de outras jovens como eu. Foi através dele que consegui um emprego e posso sustentar meus dois filhos."